Empreendedorismo: o novo ecossistema empresarial

“A crise é a melhor bênção que pode ocorrer a pessoas e países, porque a crise traz progressos
A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as grandes invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias.” Assim definia Albert Einstein a crise e assim podemos nós fazer um paralelismo com os dias que vive o nosso mundo e, em específico, o nosso país.

Há cada vez mais empresas a declarar falência, mas, por outro lado, esta conjuntura económica que atravessamos pode criar novas oportunidades e abrir portas para que novas ideias possam ser implementadas e gerar novos postos de trabalho. Esta é também uma forma de colmatar a cada vez maior taxa de desemprego em Portugal.

Para conseguir empreender uma ideia são necessários alguns requisitos que, em tempos onde o dinheiro não abunda, podem ser de difícil acesso, como o caso de uma certa quantia monetária para iniciar um novo negócio. Porém, nem sempre o dinheiro é a maior condicionante, visto que nem todas as grandes ideias são dispendiosas. Para retirar o máximo proveito de uma ideia é preciso ter um espírito empreendedor e isso implica algumas características como: criatividade, autoconfiança, determinação, persistência, espírito de liderança, entre muitas outras.

Com a Capital Europeia da Juventude 2012, Braga torna-se num importante centro a nível nacional, o que também é bom para o empreendedorismo. Numa zona do país bastante fustigada pelo fecho de empresas e onde o desemprego aumenta a cada dia, podem criar-se oportunidades inovadoras e de sucesso através das quais se consiga ver uma lado positivo da crise. A equipa do Ciber 24 encontrou casos de jovens empreendedores que, com a sua força de vontade e perseverança levaram avante as suas ideias e conseguiram vingar num mercado que se diz cada vez mais em crise.