Opinião - Empreender para sair da crise

Em tempos onde a palavra mais ouvida por toda a parte é crise, torna-se necessário descobrir algo que nos faça sair dela. Isto é o que muitos pensam ou dizem, mas fazer alguma coisa, efectivamente, ninguém faz, ou poucos o fazem. Falo em poucos porque, apesar de tudo, ainda há uns tantos que, com maior ou menor esforço, têm força de vontade e fazem alguma coisa para tentar melhorar, pelo menos, o seu mundo.

O empreendedorismo será, talvez, nos dias que vivemos, uma das melhores – ou das poucas – formas de contornar a crise, acomodarmo-nos e pensar que os outros é que devem fazer alguma coisa para reverter a situação ou esperar que o trabalho nos venha bater à porta não é, de todo, a solução para os nossos problemas. É com boas ideias que podemos vencer no mundo de hoje, criar o nosso próprio emprego e, com ele, criar emprego para pessoas que, como nós, podem estar à espera de uma oportunidade para dar um novo rumo à sua vida.

Em suma, é necessário descobrir um nicho de mercado onde possamos ser bem sucedidos, arregaçar as mangas e não baixar os braços face às adversidades que nos possam aparecer. Insistir, resistir e não desistir são as palavras de ordem para o sucesso.